
CASE
Retrofit das Instalações Elétricas e Atualização “As Built”
Condomínio Edifício Matisse - São Paulo



O Condomínio Edifício Matisse, localizado em São Paulo (SP) e entregue em 1989, passou por um processo completo de retrofit de suas instalações elétricas, abrangendo áreas comuns, centro de medição, quadros elétricos, prumadas, iluminação e sistemas auxiliares.
O projeto teve como objetivo principal modernizar, padronizar e garantir conformidade com as normas: NBR 5410/2004 (norma de instalações elétricas de baixa tensão), NR10/2020 (norma regulamentadora do Ministério do Trabalho) e ENEL, LIG BT 12ª edição/ 2014 (norma da concessionária de energia elétrica).
Resolver alguns problemas na instalação do grupo gerador de emergência foi parte importante do retrofit.
Desta forma, entregamos ao condomínio um novo “As Built” fiel ao estado atual das instalações após as melhorias.
1. O Desafio
Com mais de 30 anos de uso, o edifício apresentava diversas situações que comprometiam segurança, eficiência e capacidade de manutenção.
Embora a segurança raramente seja o motivador inicial para reformas, sua relevância tornou-se incontestável durante a realização do levantamento e diagnóstico das instalações elétricas. Embora não tivessem ocorrido acidentes graves nos últimos anos, não era possível garantir que as instalações elétricas estavam seguras e adequadas ao uso, pois apresentavam alguns desvios, tais como, falta de aterramento, dispositivos de proteção obsoletos ou ausentes, quadros elétricos desatualizados e sem nenhuma proteção choques elétricos, os quais poderiam provocar falhas de operação e riscos à segurança.
O sistema de proteção contra descargas atmosféricas-SPDA, estava desatualizado e não atendia aos requisitos das normas vigentes para os níveis de descargas atmosféricas atuais, tendo sido totalmente reformado.
O gerador elétrico de emergência, que atende as áreas comuns, se encontrava instalado num local, ao lado do sistema de filtragem e tratamento da piscina, colocando em risco o conjunto gerador, em casos de manutenções ou de vazamentos de água.
As instalações elétricas para alimentação das bombas hidráulicas de recalque de água estavam muito desatualizadas. O sistema de controle de nível das caixas de água apresentava problemas e também não havia sistema automático de alternância de bombas.
As prumadas elétricas de alimentação dos apartamentos apresentavam desvios com relação a coordenação da proteção dos circuitos, que poderiam ter resultado em uso inadequado dos cabos elétricos, durante os 30 anos de operação.
Outros detalhes importantes e que exigiram intervenção, estão relacionados com as modernizações de todos os quadros elétricos, reforma e pintura das caixas metálicas, identificação dos circuitos e falta de placas poliméricas de proteção de choques elétricos.
As instalações elétricas de iluminação e tomadas das garagens, da área externa e jardins e a iluminação da piscina também se encontravam em condições de conservação inadequadas.
Os principais desafios, acima mencionados foram enfrentados durante o período de retrofit e algumas destas soluções serão descritas a seguir.
2. As Soluções
A seguir alguns detalhes e fotos das melhorias realizadas, nos seguintes pontos:
-
Atualização do Quadro Geral de Entrada Energia-QEE
-
Renovação do Quadro Geral da Administração- Força e Iluminação
-
Substituição do Quadro de Bombas de Recalque de Água
-
Renovação do Quadro Elétrico da Garagem
-
Renovação do Quadro Elétrico de Iluminação e Tomadas do Andar Térreo
-
Renovação do Quadro Elétrico do Apartamento do Zelador
-
Retrofit Completo da Iluminação Externa e da Garagem
-
Substituição das Prumadas dos Apartamentos
3. Os Resultados
O retrofit entregou ao Edifício uma infraestrutura elétrica moderna, segura, organizada e documentada, garantindo longevidade ao sistema, facilitando qualquer manutenção ou expansão futura, e ainda, minimizando os gastos com energia elétrica.
O retrofit das instalações elétricas tem que ser visto como uma oportunidade de elevar o padrão de segurança, adequar as instalações para as demandas atuais e futuras e, aumentar a confiabilidade do condomínio como um todo. A abordagem preventiva, baseada em critérios técnicos, transforma a manutenção elétrica, de uma atividade corretiva e reativa em uma prática de gestão patrimonial consciente e sustentável.
Clique aqui e acesse o CASE-DETALHES

